Límites y posibilidades en el proceso de virtualización tecno-pedagógica de universidades peruanas

  1. Lavandera-Ponce, Silvia 1
  2. Pérez-Sánchez, Lourdes 2
  3. Martín-Cuadrado, Ana María 2
  4. Mora-Jaureguialde, Begoña 3
  1. 1 Universidad de Ingeniería y Tecnología - UTEC (Perú)
  2. 2 Universidad Nacional de Educación a Distancia (España)
  3. 3 Universidad de Huelva (España)
Zeitschrift:
RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa

ISSN: 1695-288X

Datum der Publikation: 2023

Ausgabe: 22

Nummer: 2

Seiten: 43-57

Art: Artikel

DOI: 10.17398/1695-288X.22.2.43 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDehesa editor

Andere Publikationen in: RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa

Zusammenfassung

O Consórcio Universitário UTEC-UNED-TECSUP participou na oitava convocatória do Programa de Apoio ao Desenho e Implementação de Estratégias para a Continuidade do Serviço de Educação Superior das Universidades Públicas (PMESUT) do Ministério da Educação do Peru, cujo objetivo era promover a continuidade do serviço de educação não presencial das universidades públicas. Este artigo apresenta a avaliação de quatro universidades com o objetivo de assegurar a digitalização do ensino no rescaldo da pandemia. Após o diagnóstico, a virtualização tecno-pedagógica de 138 cursos modelo foi realizada em três fases: planeamento; desenho curricular e apoio pedagógico; e implementação dos cursos na sala de aula virtual. As limitações estavam relacionadas com as lacunas digitais existentes: falta de tempo, autorregulação pessoal e formação limitada em competências pedagógicas e digitais dos professores. Procuraram-se medidas de apoio e tutoria individualizadas, aumentando o número de sessões síncronas para facilitar a avaliação. O feedback visou a informação, a interação e a responsabilidade pelo que foi feito e a melhoria do ato didático na modalidade virtual. Em conclusão, a complexidade do processo e o elevado nível de exigência para a obtenção de resultados que, embora positivos, atravessaram vários obstáculos provenientes dos diferentes agentes e elementos envolvidos.

Bibliographische Referenzen

  • Anaya Figueroa, T., Montalvo Castro, J., Calderón, A. I., y Arispe Alburqueque, C. (2021). Escuelas rurales en el Perú: factores que acentúan las brechas digitales en tiempos de pandemia (COVID-19) y recomendaciones para reducirlas. Educación, 30(58), 11-33. https://n9.cl/tir0b
  • Ángel García, J., Zúñiga Franco, M.Z. y Sainz Elizarraraz, R. (2019). Actividades para el cierre de las sesiones aplicadas en la asignatura de matemáticas. Conisen. Investigar para formar. Playas de Rosarito, B.C. pp. 1-13. https://n9.cl/wd3kk
  • Batalla-Busquets, J., Plana-Erta, D. y Martínez Argüelles, M. (2014). La importancia del feedback en un entorno virtual de aprendizaje. Revista Oikonomics. Revista de Economía, Empresa y Sociedad (1) (Dossier). https://n9.cl/83lts
  • Cabero-Almenara, J., y Palacios-Rodríguez, A. (2021). La evaluación de la educación virtual: las e-actividades. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24(2), 169-188. https://n9.cl/lc2g1
  • Cabrera Lanzo, N., Guárdia Ortiz, L. y Sangrá, A. (2022). Desarrollo profesional de docentes universitarios en línea: un análisis desde las ecologías de aprendizaje. Revista EDUCAR. https://educar.uab.cat/article/view/v58-n2-cabrera-etal
  • Centro para el Análisis de Políticas Públicas de Educación Superior (CAPPES) (2022). El futuro de la educación universitaria a distancia en el Perú: Retos y posibilidades. UNIR, Universidad Internacional de La Rioja.
  • Chanto Espinoza, C. y Loáiciga Gutiérrez, J. (2020). Educandos universitarios: entre la brecha digital y el aprendizaje en tiempos de COVID-19. El caso de Universidad Nacional de Costa Rica (UNA), Sede Región
  • Chorotega, Campus Liberia. Revista Nuevo Humanismo, 8(2), 95-122. https://n9.cl/st2z0
  • Chávez Vargas, J. F. (2020). Herramientas Tecno-Pedagógicas para el Diseño y Desarrollo de Clases en Línea a Nivel Posgrado. La enseñanza del idioma inglés; un reto para el Sistema Educativo, 17. https://n9.cl/80tov
  • Coicaud, S., Martinelli, S. y Rozenhauz, J. (2021). Recapacitando acerca de la capacitación docente en tiempos de virtualización. Virtualidad, Educación y Ciencia, 24 (12), 99-107.
  • Córica, J. L. (2020). Resistencia docente al cambio: Caracterización y estrategias para un problema no resuelto. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia. https://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/26578/21369
  • Digión, L. B, y Álvarez, M. M. (2021). Experiencia de enseñanza-aprendizaje con aula virtual en el acompañamiento pedagógico debido al Covid-19. Apertura, 13(1), 20-35. http://dx.doi.org/10.32870/Ap.v13n1.1957
  • Flores, D., & Corral, M. (2021). Experiencias docentes normalistas durante la pandemia Covid-19. En A. Díaz (Ed.), Educación, Innovación y Nueva Normalidad (p.360-375). México: Asociación normalista de docentes investigadores. https://n9.cl/qp146x
  • Flores Coronado, M. L. (2022). Calidad educativa. Relación con la brecha digital docente del área de Ciencias Sociales y Humanas. Universidad y Sociedad, 14(S2), 112-122. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/2768
  • Flores-Cueto, J. J., Hernández, R. M., & Garay-Argandoña, R. (2020). Tecnologías de información: Acceso a internet y brecha digital en Perú. Revista Venezolana de Gerencia: RVG, 25(90), 504-527. https://n9.cl/tffu5
  • Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia (UNICEF) (2021). Educación Intercultural Bilingüe en América Latina y el Caribe. Avances y retrocesos en el marco de la pandemia de la COVID-19. UNICEF
  • ITU Releases (2022). Global Connectivity Report 2022. ITU Publications. https://n9.cl/636ht
  • Lavandera-Ponce, S.; Pérez-Sánchez, L.; Mora-Jaureguialde, B.; Martín-Cuadrado, A.M. y Rubio-Roldán, J. (Coords) (2023). Orientaciones metodológicas para el asesoramiento y el acompañamiento en un proceso de virtualización de asignaturas en modalidad no presencial. [En Prensa] Octaedro. https://n9.cl/hpi9b
  • León Naveiro, O. D. (2016). El comienzo del curso, sentando las bases para trabajar y aprender. Mejorando la actividad docente: «Tips, claves, sugerencias. Tendencias interdisciplinares para la innovación, 23. https://n9.cl/urkcb
  • López Ortiz, C.A.; Rosales Flores, R.A.; Durán Lizarraga, M.E. (2022). Encuentros y desencuentros en el proceso laboral: Percepción docente en el contexto de la pandemia. Revista mexicana de investigación educativa, vol. 27, núm. 93, 407-432
  • Lozano López, M. (2016). The first class is the deepest: cómo sobrevivir al primer día de clase. Coloquio-encuentro Mejorando la actividad docente: «Tips, claves, sugerencias. Tendencias interdisciplinares para la innovación, 39. Escuela Técnica Superior de Edificación UPM. https://n9.cl/bsg53
  • Martín-Cuadrado, A. M., Lavandera-Ponce, S., Mora-Jaureguialde, B., Sánchez-Romero, C., & Pérez-Sánchez, L. (2021). Working Methodology with Public Universities in Peru during the Pandemic—Continuity of Virtual/Online Teaching and Learning. Education Sciences, 11(7), 351. https://doi.org/10.3390/educsci11070351
  • MINEDU y UNESCO-IESALC (2021). Orientaciones para la continuidad del servicio educativo superior universitario. UNESCO. https://n9.cl/g0rl5
  • Mora-Jaureguialde, B.; Pérez-Sánchez, L.; Lavandera-Ponce, S.; Martín-Cuadrado, A.M. y Sánchez-Romero, C. (2022). Acompañamiento pedagógico a universidades nacionales peruanas durante el COVID-19. En S. Carrascal
  • Domínguez y N. Camuñas (Coords.), Docencia y aprendizaje. Competencias, identidad y formación del profesorado. (pp.239-268). Ed. Tirant lo Blanch
  • Morado, M. F. (2017). El acompañamiento tecno-pedagógico como alternativa para la apropiación de tecnología en docentes universitarios. Actualidades Investigativas en Educación, 17(3), 1-24. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v17i3.29688
  • Morado, M. F. y Ocampo, S. (2019). Una experiencia de acompañamiento tecno-pedagógico para la construcción de Entornos Virtuales de Aprendizaje en Educación Superior. Revista Educación, 43 (1), 1-26. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i1.28457
  • Morales, M. (2021). Matemáticas aplicadas en escenarios de crisis (Covid-19). Sapientiae 6(2), 222-230. DOI: www.doi.org/10.37293/sapientiae62.08
  • Muñoz Moreno, J. L. & Lluch Molins, L. (2020). Educación y Covid-19: Colaboración de las Familias y Tareas Escolares. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3), 1-17. https://n9.cl/h24df
  • Norman-Acevedo, E., Vega, M. E., Cabrales, F. A., & Alarcón, J. P. (2020). Reflexión de la utilización de la rúbrica como elemento de evaluación de la apropiación del conocimiento para la tutoría virtual: Institución Universitaria Politécnico Grancolombiano. Panorama, 14(26), 5-13. https://n9.cl/hwin93
  • Pérez-Sánchez, L.; Lavandera-Ponce, S.; Mora-Jaureguialde, B. & Martín-Cuadrado, AM. (2022). Plan for the Continuity of Non-Presential Education in Six Peruvian Universities during COVID-19. lInternational Journal of Environmental Research and Public Health, 19(3), 1562. https://doi.org/10.3390/ijerph19031562
  • Pinto-Santos, A. R., George-Reyes, C. E., & Cortés-Peña, O. F. (2022). Brecha digital en la formación inicial docente: desafíos en los ambientes de aprendizaje durante la pandemia COVID-19 en La Guajira (Colombia). Formación universitaria, 15(5), 49-60. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062022000500049
  • Salazar-Estrada, M. (2022). Escenarios de creación: La comunicación gráfica en los procesos virtuales de enseñanza y aprendizaje. Cultura, Educación y Sociedad, 13(2), 87-104. https://n9.cl/xvk74
  • Sánchez González, M y Castro Higueras, A. (2022). Mentorías para profesorado universitario ante la Covid-19: evaluación de un caso. Campus Virtuales 11 (1), 181-200. https://doi.org/10.54988/cv.2022.1.1000
  • Santos, J.J. y Pacheco, B. (2022). Informe diagnóstico sobre la educación superior y la ciencia post COVID-19 en Iberoamérica. Perspectivas y desafíos del futuro 2022. Organización de Estados Iberoamericanos (OEI).
  • UNESCO (2019). Draft recommendation on Open Educational Resources (OER). https://n9.cl/w5mlz
  • UNESCO (2021). Los Futuros de la Educación. Aprender a convertirse. Comisión Internacional sobre los Futuros de la Educación UNESCO. https://n9.cl/deo08g
  • Vivanco A. A. (2020). Teleducación en tiempos de COVID-19: brechas de desigualdad. Revista CienciAmérica 9 (2), 1-10. https://n9.cl/epezv