El discurso de los balcones en tiempos del confinamiento COVID

  1. María Victoria Galloso Camacho 1
  1. 1 Universidad de Huelva España
Revista:
Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso

ISSN: 2447-9543

Any de publicació: 2021

Volum: 21

Número: 1

Pàgines: 168-189

Tipus: Article

DOI: 10.35956/V.21.N1.2021.P.168-189 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Altres publicacions en: Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso

Resum

Existe um velho dogma na comunicação: tudo informa. Acontece com cada palavra, cada gesto e cada ideia, mas também nas manifestações corporais e vitais do ser humano. As roupas que usa-mos dizem muito sobre nosso estilo, nossos gostos ou nossa economia. Os textos que penduramos nas nossas varandas também informam, sobretudo nestes tempos de crise em que deixaram de ser apenas mais um espaço doméstico, a meio caminho entre a intimidade do lar e o espaço público da rua, para por vezes ser um espaço de reivindicação. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir de um corpus de fotos de varandas na Espanha, a importância da sacada como elemento arquitetônico e seu valor social.

Referències bibliogràfiques

  • BARBANCHO, J.R. 2014. Arte, sociedad y política: otras formas de protesta. Arte y Sociedad. Revista de Investigación (ASRI), 6.
  • CANO HINOJOSA, I., GARCÃA RODRÃGUEZ, M., CASTILLA CABRERA, A. y COTINO HUESO, L. 2011. Libertades de expresión e información en Internet y las redes sociales: ejercicio, amenazas y garantías. Valencia: Publicaciones de la Universidad de Valencia.
  • DÃAZ MARTÃNEZ, Á.M. 2009. Imagen y pedagogía. Pedagogía de las ciencias del Lenguaje, Maestría en Lingüística, UPTC: 144-154.
  • DOMÃNGUEZ TOSCANO, P.M. 1996. El trasfondo de la imagen. Comunicar. 6: 123-128.
  • FLORES AGUILAR, P. y QUIROZ MELLA, P. 2011. El poder de la imagen en la sociedad de control, Revista F@ro. 13: 118-130.
  • GONZÁLEZ SOLAS, J. 2008. Escrito sobre la ciudad. Pensar la publicidad. II nº2: 37-62.
  • LÓPEZ RODRÃGUEZ, S. 2003. Percepción y creación de la ciudad. Método simbólico-semiótico del ciudadano para una re-creación de la realidad urbana. Gazeta de Antropología, 19, art 17. Versión pdf.
  • MORANT, R. y MARTÃN LÓPEZ, A. 2013. El Lenguaje de los balcones, Signa: Revista de la Asociación Española de Semiótica. 22: 497-519.
  • SÁNCHEZ CASADO, A. 2011. Diálogo sobre los muros. Revista Huellas.es. Revista de psicoanálisis y psicología social, 2. Edición pdf.