Utilización de materiales didácticos para fomentar valores educativos en baloncesto de formación

  1. Ortega Vila, G.
  2. Giménez Fuentes-Guerra, F.J.
  3. Jiménez Sánchez, A. C.
  4. Jiménez Martín, P. J.
  5. Durán González, L. J.
  6. Franco, Jorge
Aldizkaria:
Cuadernos de psicología del deporte

ISSN: 1578-8423 1989-5879

Argitalpen urtea: 2015

Alea: 15

Zenbakia: 3

Orrialdeak: 227-230

Mota: Artikulua

DOI: 10.4321/S1578-84232015000300026 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDIGITUM editor

Beste argitalpen batzuk: Cuadernos de psicología del deporte

Laburpena

Com a intenção de promover o ensino e aprendizagem do basquetebol sob o ponto de vista educativo nas etapas de formação, as Escolas de Basquetebol da Fundação Real Madrid, através do projeto de investigação denominado “Por uma educação REAL: Valores e Desporto”, elaborou uma série de materiais didáticos que permitem ajudar os treinadores e jogadores a desenvolver a prática do basquetebol no melhor contexto educativo. Estes materiais oferecem aos treinadores a possibilidade de melhorar a sua qualidade como docentes, tanto nos treinos como a nível de competição, incluindo valores educativos na prática diária, envolvendo os jogadores e as suas famílias. O objetivo principal deste estudo, depois de várias temporadas no desenvolvimento do projeto, consiste em analisar o uso que os treinadores fazem dos diferentes materiais didáticos. A população visada foram 15 treinadores das Escolas de Basquetebol da Fundação Real Madrid, com uma experiência média de 4,7 anos. Estes docentes treinaram um total de 580 jogadores e jogadoras das categorias de Infantil, Iniciado, Juvenil e Júnior. Como instrumento utilizou-se um questionário desenhado ex profeso com perguntas vinculadas ao objetivo do estudo. Os resultados indicam que o material mais usado, por ser considerado muito útil, foi o livro-manual denominado de “Iniciação ao Basquetevalor” (68%); seguido do programa “Cartão Branco” (41%) e ao documento de “Avaliação Trimestral” (38,5%)

Erreferentzia bibliografikoak

  • Abad, M.T., Giménez, F.J., Robles, J. y Castillo, E. (2013). La formación de los entrenadores de jóvenes futbolistas. E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte 9(2), 105-114. Recuperado de http://www.e-balonmano.com/ojs/index.php/revista/index
  • Carranza, M. y Maza, G. (coords). (2011). Deporte, actividad física e inclusión social. Madrid: Consejo Superior de Deportes.
  • Cecchini, J.A., Fernández, J., González, C. y Arruza, J.A. (2008). Repercusiones del Programa Delfos de educación en valores a través del deporte en jóvenes escolares. Revista de Educación, 346, 167-186.
  • Fraile, A. (1996). Una propuesta de Juegos Escolares para la Educación Primaria. Valladolid: Universidad de Valladolid.
  • Giménez, F.J., Abad, M.T., y Robles, J. (2009). La enseñanza del deporte desde la perspectiva educativa. Wanceulen, E.F. Digital, 5, 5-14. Recuperado de http://www.wanceulen.com/ef-digital
  • Gómez, A. (2005). La enseñanza y el aprendizaje de los valores en la educación Deportiva. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte. 5(18), 89-99 http://cdeporte.rediris.es/revista/revista18/arteduvalores9.htm
  • Gutiérrez, M. (1995). Los valores sociales y el deporte. La actividad física y el deporte como transmisores de valores sociales y personales. Madrid: Gymnos.
  • Gutiérrez, M. (2003). Manual sobre valores en la educación física y el deporte. Barcelona: Paidós.
  • Hellison, D. (1985). Goals and strategies for physical education. Champaign, IL: Human Kinetics.
  • Ibáñez, S. J., Delgado, M.A., Lorenzo, M., Del Villar, F. y Rivadeneira, M.L. (1997). Análisis de la formación del entrenador deportivo. El entrenador de baloncesto. En M.A. Gutiérrez (Ed.). Experiencias de formación de docentes y entrenadores en el ámbito de la actividad física y el deporte. (pp. 83-130), Madrid: Consejo Superior de Deportes.
  • Jiménez, P.J. y Durán, L.J. (2005). Actividad física y deporte en jóvenes en riesgo: educación en valores. Apunts, educación física y deportes, 80, 13-19.
  • Muñoz, F. (2004). El deporte como instrumento de transmisión de valores: por un modelo de cohesión social y de tolerancia. Revista de Educación, 335, 153-161.
  • Romance, T., Weiss, M. y Bockoven, J. (1986). A program to promote moral development through elementary school physical education. Journal of Teaching in Physical Education, 5, 126-136.
  • Ruiz, G. y Cabrera, D. (2004). Los valores en el deporte. Revista de Educación, 335, 9-19.